Você tem medo de se relacionar?
Você tem medo de se relacionar? É muito difícil encontrarmos alguém que nunca tenha passado por uma desilusão. Essa desilusão pode ter vindo daquele amor platônico que você conheceu no ônibus e segundos depois descobriu que a pessoa era compromissada rsrs ou dentro de um relacionamento de namoro, casamento ou amizade.
Não são poucas as pessoas que levam consigo marcas de relacionamentos nos quais foi traída, enganada, ou de alguma forma teve seu coração partido.
Relacionamentos são como pontes
O tema de hoje é: “Relacionamentos como pontes”. Onde eu quero chegar com isso? Bom, é simples: imagine que você esteja precisando ir para uma outra cidade. Lá você encontra muita coisa boa, que nem imaginava existir por lá. Algo nesta cidade te alegra muito. Você deseja ir até lá. Mas, no meio do caminho existe um grande penhasco que separa você deste lugar. Lembrando que você não sabe voar, não possui qualquer ferramenta que te auxilie na chegada desse destino. O que mais você precisaria para ir até lá? Uma ponte, correto? Então imagine que exista uma ponte. Pessoas a utilizam para ir e vir. Caminhões e carros transitam por ela, levando suas mercadorias.
Você precisa chorar o choro que engoliu?
Todos nós usamos frases, palavras, e atitudes com uma intenção e geramos no outro efeitos diferentes do que esperávamos.
Muitos de nós, quando crianças, ouvimos nossos pais dizerem "engole o choro!", ou, em um tom mais suave: "não precisa chorar". São variadas as intenções que cada adulto tem ao falar isso para uma criança. Alguns o fazem apenas por repetição de um padrão já conhecido, outros o fazem com a intenção de ensinar força, limites, autocontrole, entre muitos outros motivos.
Suicídio, precisamos falar sobre ele
Olá! Como vocês estão?
Como o tempo tem passado rápido, já estamos próximos ao final do ano um período em que foi repleto de incerteza, apreensão, ponderação, mas também esperança, entusiasmo, descoberta, conquista, ano no qual podemos comemorar com a chegada da vacinação contra o covid-19, a diminuição do isolamento social, realização das olimpíadas com teor de desafio e superação, mas não o de ganhar os jogos e obter medalhas, mas sim de estarmos conquistando mesmo que gradativamente o regresso da nossa liberdade, demonstrando que não...
Palavras são janelas ou são paredes
O título desse texto é um recorte do poema de Ruth Bebermeyer¹. Poema esse que nos faz refletir sobre a potência de nossas palavras e a capacidade que elas têm de condenar ou libertar (aos outros e a nós mesmos).
Acontece que o conteúdo das nossas falas, a tonalidade da nossa voz ao dizer e até as nossas expressões faciais comunicam algo para aquele que está interagindo conosco. Uma boa comunicação pode melhorar nossos relacionamentos amorosos, o relacionamento com os filhos/ amigos/parentes e inclusive melhorar nosso ambiente de trabalho!
O que é Neurastenia?
Você já se sentiu fadigado por qualquer esforço mínimo, seja mental ou físico? Sente dores musculares, dificuldade em relaxar, sensação de fraqueza e exaustão mental e física, irritabilidade, dificuldades em se concentrar, tonturas, cefaleias e sentimento de insegurança?
Se sim, é bem possível que você esteja neurastênico. Ou em outras palavras, você pode estar com a "síndrome da fadiga crônica". E muitos ainda desconhecem este tipo de transtorno, uma vez que os fatores etiológicos (causas) são muito controversos para a medicina organicista.
Fobia social e a qualidade de vida
Bom, vamos começar esse texto com uma reflexão. Como está o seu mundo interior? Como está suas emoções? O que tem sentido nesses dias?
Vivemos um tempo de correria e controle social como, por exemplo, trabalhar, estudar, se especializar, se especializar de novo, ser bem sucedido financeiramente, e cumprir metas que você ou a sociedade impôs.
Então começa a correria, e um alto investimento de tempo para o mundo externo. Começamos a ter uma visão de que quanto mais ocupado estamos bem sucedido...
Existe um mundo interior
Bom, vamos começar esse texto com uma reflexão. Como está o seu mundo interior? Como está suas emoções? O que tem sentido nesses dias?
Vivemos um tempo de correria e controle social como, por exemplo, trabalhar, estudar, se especializar, se especializar de novo, ser bem sucedido financeiramente, e cumprir metas que você ou a sociedade impôs.
Então começa a correria, e um alto investimento de tempo para o mundo externo. Começamos a ter uma visão de que quanto mais ocupado estamos bem sucedido...
Autoestima e Autoconhecimento
Como anda sua autoestima? Aliás, o que significa ter uma autoestima?
A autoestima implica nos sentimentos e pensamentos que você possui sobre si, sobre seu próprio valor.
Você já reparou pessoas que buscam o reconhecimento pessoal e profissional se submetendo a agradar os outros? Isso ocorre por uma série de motivos, mas, dentre elas, a falta de uma autoestima saudável e autorreconhecimento.
Que fase...a adolescência!
Hoje o tema do nosso texto será sobre a adolescência, o que é essa fase, por que dos conflitos e como lidar?
Tenho recebido casos de pais ou responsáveis, com dificuldades em lidar com essa fase da adolescência de seus filhos, gerando conflitos familiares.
Então vamos começar na explicação do que é a adolescência.
- Adolescência é um período do desenvolvimento humano definido
pela transição e mudança da juventude para vida adulta, que se...
As pedras do caminho.
Começo indagando:
Quais foram as pedras que você ignorou? Quais lugares e encontros você deixou de apreciar por estar sentindo dor?
Pense que você está caminhando, na longa estrada da vida, seus sapatos estão confortáveis, você não pensa na distância que tem ainda para percorrer...
Vamos pensar sobre família?
A relação entre irmãos pode ser muito desafiadora, conflituosa, mas também muito especial e profunda.
Esse vínculo pode ser uma força na família desde a infância até a velhice. Mas nesse caminhar encontramos desafios desde o nascimento. Ilustro com uma história:
Uma criança de quatro anos, uma irmãzinha de quase 1 ano e meio. A mais velha disse à sua mãe: "Mamãe! Eu não...
Autocuidado - Uma expressão de amor próprio.
E aí gente boa, como você está? Como tem enfrentado esse tempo de tamanhas incertezas? Imagino que você tem lutado muito para se manter firme. Isso me causa admiração nas pessoas. Elas querem ser resilientes, e não há problema algum nisso.
Mas confesso que há caminhos mais apropriados para a resiliência, do que tentar levar tudo no peito, ou com a barriga em alguns casos. Ser resiliente não tem nada a ver com ser forte. Ser resistente não é uma medida de força, e sim...
Como está sua sáude mental?
Você já percebeu como as pessoas investem muito mais na saúde física em relação à saúde mental? Os tempos vividos refletem como o ser humano tem compreendido que hábitos mais saudáveis trazem maior qualidade de vida e bem estar.
Praticar exercícios frequentemente, ingerir alimentos saudáveis, água e muita água! Um exemplo claro sobre isso é a veiculação da imagem negativa sobre o uso do cigarro, isso denota que estamos mais sensíveis na busca de saúde física. O que significa saúde mental?...
Como lidar com a fadiga pandêmica?
Deixa eu te fazer uma pergunta: Você tem se sentido estressado, cansado ou até esgotado durante esse período de Pandemia? É muito provável que você tenha respondido que sim.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o termo “Fadiga Pandêmica” para descrever todas essas sensações e comportamentos decorrentes do período que temos vivido em constante estado de alerta, ameaçados por um vírus que pode estar em qualquer lugar, além de um contexto econômico de incertezas. Segundo a OMS, esse cansaço relacionado à pandemia pode fazer com que as pessoas...
"Parece que estacionei"
"Parece que estacionei…" Já ouvi diversas vezes essa frase, sempre em tom de angústia ou frustração. Mas... talvez isso seja bom por um tempo, já pensou nisso?
Às vezes, vale mais ficar estacionado por um tempo e refletir com clareza qual a rota que você vai seguir, do que ficar rodando por aí gastando combustível e poluindo o ambiente.
(Claro que andar um pouco sem rumo também faz parte de algumas estações da vida,...
Sobre corpo psíquico e suas dores
Às vezes comemos algo e depois de um tempo sentimos um incômodo no estômago, sabemos que o incômodo pode estar associado ao alimento e buscamos ajuda para entender e resolver o incômodo.
Já as dores emocionais vem das experiências emocionais que vivemos. E o que seria uma experiência emocional? Basicamente tudo o que fazemos tem um sentimento associado, além de seres racionais, somos seres emocionais, e as emoções permeiam nossas vivências...
"Sou a fonte do meu próprio sofrimento"
Até nos parece bizarro pensar que somos nós os responsáveis por causar grande parte das nossas dores. É estranho, uma vez que, admitir esse princípio, é também, reconhecer nossa cegueira ignorante e insensata atitude de desferir golpes contra si mesmo. Mas, por mais bizarro que seja, é verdade que erramos muito durante nossa existência, e que isso nos traz consequências marcantes que nos geram incômodos.
Erros e consequências
Impossível encontrarmos alguém que nunca tenha errado...