auto estima e autoconhecimento.jpg

 

Autoestima e autoconhecimento

 

Como anda sua autoestima? Aliás, o que significa ter uma autoestima?

 

A autoestima implica nos sentimentos e pensamentos que você possui sobre si, sobre seu próprio valor.

 

Você já reparou pessoas que buscam o reconhecimento pessoal e profissional se submetendo a agradar os outros? Isso ocorre por uma série de motivos, mas, dentre elas, a falta de uma autoestima saudável e autorreconhecimento.

 

Quanto menor a aceitação pessoal, maior é a exigência de reconhecimento por parte de outras pessoas. Em geral, essas pessoas passam a ter maior dependência do que os outros falam ou dizem.

 

Se a pessoa não reconhece o seu valor, ela desejará que o outro faça isso por ela. Em algumas situações, pode se submeter a uma incessante rotina de trabalho e assim obtém o status do ‘cara que faz tudo, bom trabalhador, inteligente’ e, o reconhecimento externo camufla a sua baixa autoestima.

 

Num relacionamento de namoro, quando o namorado busca sempre agradar e ter o reconhecimento da namorada, demonstra ciúmes excessivo quando ela conversa com um amigo ou amiga, na realidade, está refletindo o medo de ser deixado e de perder o objeto amado.

 

Mas, quando a autoestima surge? Quando construímos nossa autoimagem, desde nosso nascimento. A criança só começa a perceber e a se reconhecer por meio da sua interação com o outro. A construção da noção de si só funciona por meio do outro, um exemplo prático disso é quando o nosso modo de ser e se comportar vai sendo enunciado pelos familiares ‘fulano tem o jeito de rir do pai” e essa colcha de retalhos vai dando sentido e definindo a nossa identidade.

 

Na fase da adolescência e juventude a autoestima é colocada em xeque porque a transição para assumir a identidade adulta traz mudanças na forma de se enxergar, o que se pensava quando criança é diferente do pensamento de hoje.

 

Por isso, o autoconhecimento é um processo importante que protege a autoestima. Somos susceptíveis às opiniões alheias e, muitas delas até nos ajudam a nos autoconhecermos, entretanto, não podemos nos perder nas opiniões dos outros também, precisamos filtrá-las. Por meio do autoconhecimento podemos ter consciência sobre quem somos e de nossa identidade.

 

Uma pergunta: Você tem se aceitado? Ou depende muito do que os outros pensam ou dizem sobre você?

 

Dica: se fortaleça e busque se conhecer mais, assim verá as suas potencialidades! Se estiver difícil, busque ajuda profissional

 

Psic. Cristina Fukumori Watarai

CRP 08/10103