palavras janelas ou peredes.jpg

 

Palavras são janelas ou são paredes

 

O título desse texto é um recorte do poema de Ruth Bebermeyer¹. Poema esse que nos faz refletir sobre a potência de nossas palavras e a capacidade que elas têm de condenar ou libertar (aos outros e a nós mesmos).

 

Acontece que o conteúdo das nossas falas, a tonalidade da nossa voz ao dizer e até as nossas expressões faciais comunicam algo para aquele que está interagindo conosco. Uma boa comunicação pode melhorar nossos relacionamentos amorosos, o relacionamento com os filhos/ amigos/ parentes e inclusive melhorar nosso ambiente de trabalho!

 

Na experiência que tive trabalhando com Saúde Mental dentro de uma organização pública percebi o quanto a fofoca, a dificuldade em comunicar as opiniões e incômodos e até de comunicar elogios impactava na rotina daqueles trabalhadores como fonte de grande estresse e conflitos interpessoais.

 

O primeiro passo para melhorar a forma que nos comunicamos é identificar qual o nosso padrão de comunicação, você sabe qual é o seu? Eles são divididos em três: 1) Passivo; 2) Agressivo e 3) Assertivo. O estilo passivo é aquele no qual a pessoa frequentemente aceita as imposições de outras pessoas, não consegue dizer “Não”, tem dificuldade em expressar o que está sentindo e reivindicar que suas necessidades sejam atendidas. Por outro lado, o estilo Agressivo é aquele que impõe sua opinião a qualquer custo, eleva o tom de voz para demonstrar superioridade e não se preocupa em ouvir o outro. Por fim, temos o estilo Assertivo, nele a pessoa é capaz de expressar seus sentimentos e opiniões de forma empática, respeitando a opinião de outras pessoas e procurando por soluções que beneficiem a si e aos outros simultaneamente.

 

Os padrões de comportamento passivo e agressivo geram inúmeros malefícios para aqueles que se comportam assim e para aqueles que estão ao redor. Mas a boa notícia é que esses padrões de comportamento são APRENDIDOS e por isso somos capazes de aprender comportamentos alternativos e desenvolver habilidades que melhorem nossa comunicação!

 

O profissional Psicólogo é capacitado para te auxiliar nesse processo de identificar tanto o motivo de se comportar dessa maneira quanto a encontrar caminhos alternativos para melhorar suas relações. Faça das suas palavras, janelas!

 

*Poema disponível no livro Comunicação Não-Violenta de Marshall B. Rosenberg.

 

Psic. Letícia de Assis P. Jardim

CRP 08/31015