Como lidar com a fadiga pandêmica?
Deixa eu te fazer uma pergunta: Você tem se sentido estressado, cansado ou até esgotado durante esse período de Pandemia? É muito provável que você tenha respondido que sim.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o termo “Fadiga Pandêmica” para descrever todas essas sensações e comportamentos decorrentes do período que temos vivido em constante estado de alerta, ameaçados por um vírus que pode estar em qualquer lugar, além de um contexto econômico de incertezas. Segundo a OMS, esse cansaço relacionado à pandemia pode fazer com que as pessoas “abaixem a guarda” e se exponham a situações de risco de infecção pelo Coronavírus.
Todos esses sentimentos são esperados já que há mais de um ano entramos numa rotina completamente nova, muitos perderam pessoas queridas, outros tantos perderam o emprego, a máscara se tornou acessório indispensável, álcool nas mãos pra entrar nos locais e mais álcool na saída. Fomos obrigados a evitar os churrascos entre amigos e aquele almoço com a família reunida. O tão falado “novo normal” já tomou conta de nossas vidas por mais tempo do que gostaríamos.
Recentemente tivemos o início da vacinação contra a COVID-19, mas o fato é que não existe imunização contra o sofrimento provocado por ela.
E o que podemos fazer para lidar com a fadiga pandêmica? Apesar de não existir fórmula mágica, você pode adotar alguns comportamentos que te ajudem a enfrentar esse momento de forma mais saudável. Deixo aqui algumas dicas pra você:
Um momento de crise como esse pode gerar impactos nas mais diversas áreas de nossas vidas, como física, mental, social, relacionamento conjugal ou familiar e etc. mas quero que se lembre que não precisa passar por tudo isso sozinho (a), se precisar de mim, estou aqui a sua disposição!
Letícia de Assis P. Jardim
Psicóloga - CRP 08/31015