Adolescencia.jpg

 

Que fase...a adolescência!


Hoje o tema do nosso texto será sobre a adolescência, o que é essa fase, por que dos conflitos e como lidar?


Tenho recebido casos de pais ou responsáveis, com dificuldades em lidar com essa fase da adolescência de seus filhos, gerando conflitos familiares.
Então vamos começar na explicação do que é a adolescência.
- Adolescência é um período do desenvolvimento humano definido pela transição e mudança da juventude para vida adulta, que se dá após a infância e puberdade. Para a organização mundial de saúde (OMS) começa aos 10 anos e termina aos 19 anos e para o estatuto da criança e do adolescente (ECA) a adolescência vai dos 12 anos aos 18 anos. Mas olhando na pratica a adolescência é uma criança começando a ter responsabilidades para vida adulta, ou dependendo do âmbito familiar, não há esse inicio de responsabilidade que é conflitante para o adolescente de qualquer maneira.


Por que é conflitante? Por que começa haver transformações físicas, psíquicas e sociais. Ele começa a ver e sentir por si só, a visão para o mundo começa a se abrir, suas próprias opiniões começam a surgir, e começa a luta para se introduzir no meio adulto, e isso implica ele ter que administrar muitas coisas de uma vez só, e suas emoções e pensamentos ficam desconexos entre si.


Como ajudar seu adolescente?

 

-  Seja empático: se coloque no lugar dele.
 

- De autonomia: o adolescente está se preparando para a independência. Auxiliar nesse processo é de grande valia.


- Coloque responsabilidades a ele.


- Não compare a sua adolescência com a dele: a educação e o tempo são outros.
 

- Não seja omisso: tire um tempo para ele. Esteja disposto a ouvir e a entender o processo em que ele esta vivendo.
 

- Não seja um adolescente: o adolescente precisa de um referencial adulto, precisa de autoridade.


- A adolescência não é um período ruim de ser vivida. A adolescência é boa e necessária, é proveitosa além de ser um período normal.


Psicóloga Victória Zerbini
CRP:08/27399